Você está visualizando atualmente O que é Outubro Rosa?

O que é Outubro Rosa?

O que é o Outubro Rosa? Outubro Rosa é um movimento mundial de prevenção do câncer de mama que tem como objetivo a conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e os risco de mortalidade e cura da doença.

Outubro Rosa

A campanha teve origem na década de 90 nos Estados Unidos e é realizada anualmente durante todo mês de outubro e tem como símbolo as fitinhas rosas.

Sobretudo, ao longo do mês de outubro (Outubro Rosa), exames gratuitos ou com preços reduzidos são disponibilizados por instituições de saúde no intuito de fomentar a campanha e encorajar as mulheres a realizá-los. Se diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de mama tem maiores chances de cura.

Sendo assim, em todo o mundo o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, aproximadamente 67 mil mulheres são diagnosticadas todos os anos. A doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país, tendo mais incidência na região Sul e Sudeste.

Sintomas

No início não provoca sintoma algum. Conforme o tempo vai passando alguns sintomas podem aparecer, os principais são: caroço (nódulo) fixo e indolor na mama ou na região embaixo dos braços (axilas); pele da mama avermelhada ou semelhante a casca de laranja, alterações no formato ou no tamanho da mama; e liberação de líquido de um dos mamilos ( normalmente cor de sangue ou transparente).

Com isso, diversos fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença como: envelhecimento, estilo de vida (sedentarismo, obesidade), hereditariedade (histórico na família de câncer de mama e outras doenças relacionados à vida reprodutiva/hormonal da mulher) e ambientais (consumo de álcool e radiação).

Conforme descritos abaixo principais fatores são:

Comportamentais/Ambientais
Obesidade e sobrepeso, após a menopausa
Atividade física insuficiente, alimentação inadequada
Consumo de bebida alcoólica
História de tratamento prévio com radioterapia no tórax
Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
Não amamentar
Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
Hereditários/Genéticos
Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem
Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

O exame realizado para detectar o câncer nos estágios iniciais é a mamografia

A mamografia cria imagens de dentro da mama que consegue identificar lesões, revelando a presença de tumores ainda muito pequenos, antes mesmo de apresentar qualquer sintoma.

Por isso, a mamografia ainda é o exame indispensável. O exame preventivo deve ser realizado como método a cada ano por todas as mulheres acima de 40 anos.

Dessa forma, autoexame é importante para que a mulher conheça seu corpo e deve ser feito mensalmente cerca de 3 a 5 dias após a menstruação. Caso não menstrue, faça sempre no mesmo dia. Avaliar se há alterações no tamanho, forma, cor, inchaços, textura, depressões. Se houver alterações que não estavam presentes anteriormente ou perceba diferenças entre as mamas procure um mastologista.

Como fazer o autoexame:

1.Em frente ao espelho
Observar com os braços caídos;
Levantar os braços e observar as mamas;
Colocar as mãos na cintura e observar.

1. Deitada colocando a mão para trás da cabeça;
    Com a outra mão, apalpar cuidadosamente a mama fazendo movimentos circulares, convergentes para o mamilo, para cima e para baixo;
    Pressionar o mamilo de maneira suave;
    Repita o processo com a outra mama;
    A palpação deve ser feita com os dedos das mãos juntos e esticados, com movimentos circulares e de cima para baixo em toda a mama, indo em direção às axilas. Depois, pressionar o mamilo para conferir se não sai nenhuma secreção.
  2. Ao reconhecer qualquer dos sinais e sintomas citados acima, procure orientação médica! Realize a mamografia conforme a recomendação do seu mastologista.

Conheça o meu Instagram clicando aqui.

Saiba mais sobre mim clicando aqui